quarta-feira, junho 19, 2013
Peer Instruction à luz de Vygotsky.
Olá colegas aqui do PEDAGOGIA ONLINE EAD, hoje vou trazer para vocês um material que foi enviado ao BLOG pelo colega Sandro George Luciano Prass. Confesso ser leiga no assunto mas acho que todo conhecimento é válido sendo assim segue o material.
ENVIADO POR:
Sandro George Luciano Prass
ENVIADO POR:
Sandro George Luciano Prass
Professor de Física
Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática/CC&T - Universidade de Caxias do SulRio Grande do Sul - Brasil
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
1. Leia o trecho abaixo e em seguida assinale a frase que o explica resumidamente.
"Parece-nos que a grande barreira ainda tem sido a falta de tradição que acomete a maioria dos educadores em procurar recursos visando desenvolver de forma mais abrangente seu fazer profissional e ou atualizar-se no exercício da profissão. Às vezes, pela própria dificuldade relativa aos baixos salários, em outras, às atividades escolares estressantes do cotidiano profissional, levam o educador a assumir um discurso presente no social, uma postura derrotista onde pensa que nada vai dar certo, que não adianta investir."
Parece-nos que a grande barreira ainda está em colocar alunos com deficiências nas escolas de ensino regular.
Parece-nos que a grande barreira ainda são as famílias que não aceitam seus filhos.
(CORRETA)Parece-nos que a grande barreira ainda está na pouca atualização do professor que o impede de ter uma visão mais crítica sobre as possibilidades de fazer diferente.
Parece-nos que a grande barreira ainda é o governo que não dá condições para que o professor pense diferente.
2. Segundo Stainback, a fase da exclusão corresponde à
acolhida a pessoa com deficiência na sociedade e escola dando direitos iguais.
(CORRETA)indignação da educação escolar.
mesma da inclusão.
mesma da integração.
3. No processo do luto pelo filho desejado é comum que os pais
convivam com a dor de ter um filho com deficiência, sem sofrimento.
fiquem calmos e não tenham sentimentos de angústia.
fiquem numa atmosfera de conforto e sem conflito.
(CORRETA)sofram a perda da criança desejada, esperada, que não veio e aos poucos se adaptem à situação.
4. Como a escola de ensino regular deve se organizar para receber a criança com deficiência intelectual?
I. Buscar conhecer a deficiência intelectual, observar as particularidades de cada aluno como singular, oferecer um ambiente estimulante, preocupar-se com a qualidade da mediação oferecida, fazer as adaptações necessárias, manter relações afetivas, e respeitar seu ritmo de desenvolvimento.
II. Pensar em não prejudicar os demais alunos, não optando por adaptações curriculares, pois as normas devem ser iguais. O professor decide quando o aluno não está acompanhando, para que ele repita a série.
III. Estabelecer as normas que o aluno deverá seguir, entender que o tempo de resposta a estímulos desse aluno é totalmente diferente, atribuir atividades diversificadas.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
As afirmativas II e III estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
As afirmativas I e III estão corretas.
(CORRETA) A afirmativa I está correta.
Prova Gestao Estratégicas de Pessoas
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
.................................Tópicos De Filosofia Da Educação
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1. Quanto à aplicação do método da filosofia com crianças sob uma visão construtivista, é correto afirmar que
- com essa perspectiva o professor só conseguirá ensinar temas e assuntos que sejam do seu interesse pessoal, dessa maneira sobrepondo-se à curiosidade dos alunos.
- apesar da construção coletiva do pensamento, nunca deve se perder a função diretiva do educador, que deve funcionar à maneira dos antigos mestres de filosofia.
- devemos ter em mente o respeito aos estágios básicos do desenvolvimento infantil, propondo que as reflexões e os interesses partam dos próprios educandos.
- nessa perspectiva, a construção do conhecimento é individual, cabendo mais ao educando que ao educador, que por sua vez deve apenas administrar o processo.
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2. Além de Immanuel Kant e do idealismo alemão, outras influências foram decisivas para a filosofia de Arthur Schopenhauer, como
- a cabala e a gnose.
- o budismo e o hinduísmo.
- o cristianismo primitivo e a Reforma Protestante.
- o ocultismo e a magia cigana.
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3. Sobre o filósofo Arthur Schopenhauer, é correto afirmar que
- contemporâneo de Georg W. F. Hegel e lecionando na mesma universidade, Schopenhauer foi seu mais próximo colaborador.
- em 1818, aos 30 anos de idade, ele lançou O Mundo como Vontade e Representação, na época quase inteiramente despercebido.
- desde pequeno Schopenhauer estava destinado a seguir a carreira filosófica.
- quando Schopenhauer era jovem, a repentina morte da mãe impediu-o de dedicar-se de imediato à carreira acadêmica.
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4. Sobre Herbert Marcuse, um dos mais célebres representantes da Escola de Frankfurt, é correto afirmar que
- ele é um frankfurtiano reacionário cujas ideias traem o esforço para escamotear e impedir a revolução.
- Marcuse é um marxista ortodoxo e para ele os excluídos do sistema não tem potencial revolucionário.
- em 1950, com Theodor Adorno e Max Horkheimer, ele voltou ao Instituto de Pesquisa Social, na Alemanha.
- Marcuse foi um dos principais intelectuais que influenciaram as rebeliões estudantis do ano de 1968.
Repassando e-mail recebido
O Senac São Paulo (Unidade Consolação), realizará dia 29 de junho, das 09 às 18h30 o 5º Encontro Brasileiro de Mediadores,uma excelente oportunidade para reflexão das práticas pedagógicas adotadas por docentes em todos os níveis de ensino. Evento imperdível para todos envolvidos com educação formal, profissionalizante e corporativa! EVENTO GRATUITO!
5º Encontro Brasileiro de Mediadores - Educação para Vida e para o Trabalho: desenvolvendo competências para o século 21.
Público-alvo: Pedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, profissionais de recursos humanos e educadores em geral.
Data e Horário: 29/06/2013, das 8h30 às 18h30
Preço: Participação gratuita e aberta ao público. (Necessário fazer inscrição no site do senac)
Local: Senac Consolação - R. Dr. Vila Nova, 228 - Centro - São Paulo/SP - Fone: 11.2189-2100
Inscrições no site do Senac :
http://www.sp.senac.br/jsp/ default.jsp?newsID=DYNAMIC% 2Coracle.br.dataservers. ContentEventDataServer18% 2CselectEvent&template=946. dwt&event=1730
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
Palestra 1: Sociedade do Século 21 - Valores e Princípios - A Importância do Diálogo na Educação.
Data e horário: 29/06/2013 das 9 horas às 9h55
Palestrante: Paulo Ravagnani - Formado em Filosofia e Oratória pela organização Internacional Nova Acrópole. É professor de oratória, conhecimento comportamental e filosofia.
Palestra 2: Importância da Empatia, Afetividade e Família na Relação Educativa. Que educadores precisamos?
Data e horário: 29/06/2013 das 10h20 às 11h50
Palestrante: Lorenzo Tébar – Licenciado em filosofia e letras, com especialização em psicologia pela Universidade de Barcelona e doutor em filosofia e ciências da educação pela Universidade Nacional de Educação a Distância de Madri. Investiga a teoria da mediação e o perfil do professor mediador, ao lado de Reuven Feuerstein, e a pedagogia da mediação no processo de ensino-aprendizagem.
Palestra 3: Ciberespaço e a Nova Visão das Práticas Pedagógicas
Data e horário: 29/06/2013 das 11h50 às 12h20
Palestrante: Sandra Maria Dotto Stump - Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo e docente do programa de pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Palestra 4: O Choque de Gerações no Mercado de Trabalho - o jovem e seu momento atual.
Data e horário: 29/06/2013 das 12h20 às 13 horas
Data e horário: 29/06/2013 das 12h20 às 13 horas
Palestrante: Marcelo Reis Clemente - Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo. É Pedagogo e psicopedagogo clínico e institucional, professor de cursos de pós-graduação, consultor pedagógico e empresarial e palestrante com experiência em treinamento e desenvolvimento de pessoas.
Palestra 5: Quais as contribuições da Mediação na Formação de Mentes Críticas?
Data e horário: 29/06/2013 das 14 horas às 16h20
Palestrante: Lorenzo Tébar – Licenciado em filosofia e letras, com especialização em psicologia pela Universidade de Barcelona e doutor em filosofia e ciências da educação pela Universidade Nacional de Educação a Distância de Madri.
Palestra 6: Fechamento e Conclusões - Propostas e Reflexões Construídas com os Participantes
Data e horário: 29/06/2013 das 17 horas às 18h30
Palestrante: Lorenzo Tébar- Licenciado em filosofia e letras, com especialização em psicologia pela Universidade de Barcelona e doutor em filosofia e ciências da educação pela Universidade Nacional de Educação a Distância de Madri.
terça-feira, junho 18, 2013
quarta-feira, junho 12, 2013
Plataforma Blockboard - Colaboração dos Colegas
ATIVIDADE
DE SISTEMATIZAÇÃO Aula 8
Pergunta 1
No plano de colonização, a mão de obra escolhida
para o plantio da cana-de-açúcar foi:
|
a.
|
Escrava Pg 113
|
|
b.
|
Capitalista
|
|
c.
|
Mecânica
|
Pergunta 2
Entre os padres jesuítas que vieram para o Brasil,
podemos destacar:
|
a.
|
Manoel
da Nóbrega; José de Anchieta e Antonio da Silva.
|
|
b.
|
Manoel da Nóbrega; José de Anchieta e
Antonio Vieira Pg 114
|
|
c.
|
Pedro
da Nóbrega; José de Anchieta e Antonio Vieira.
|
Pergunta 3
No século XVIII, várias mudanças foram realizadas
em Portugal e no Brasil promovidas por Sebastião José de Carvalho e Melo, mais
conhecido como o:
|
a.
|
Marquês
de Portugal.
|
|
b.
|
Marquês de Pombal Pg 120
|
|
c.
|
Marquês
de Salvador.
|
Pergunta 4
Com a chegada dos jesuítas no Brasil, iniciou-se a
organização da estrutura escolar para catequizar os indígenas. Entre as
características fundamentais da educação jesuíta no Brasil destaca-se:
|
a.
|
A disciplina Pg 117
|
|
b.
|
A
evangelização
|
|
c.
|
A
sabatina
|
Pergunta 5
Conjunto de ações impetradas por Sebastião José de
Carvalho e Melo, cuja finalidade era orientar a educação que se desenvolvia no Brasil.
|
a.
|
Reforma
monetária.
|
|
b.
|
Reforma pombalina Pg123
|
|
c.
|
Reforma
agrária.
|
domingo, junho 02, 2013
sábado, junho 01, 2013
Prova - Portal Blackboard
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Questão | Título | Alt Correta | Alt Aluno | Sit | Texto Alt Correta |
---|---|---|---|---|---|
0001 | A qualidade das experiências oferecidas para crianças de 0 a 6 anos de idade está baseada no princípio | C | C | todas as alternativas anteriores estão corretas. | |
0002 | O papel das creches é de alta relevância social no atendimento à criança pequena e ao seu desenvolvimento. No Brasil, | D | D | a participação da mulher na força de trabalho obriga as mães, principalmente da classe de baixa renda, a deixarem seus filhos em creches. | |
0003 | Leia abaixo: | C | C | agrupamentos homogêneos dificultam a interação entre as crianças das diferentes faixas etárias, o que é de vital importância para o desenvolvimento infantil. | |
0004 | Conteúdos atitudinais tratam de valores, normas e atitudes. Sobre esses conteúdos, é correto afirmar que | B | C | As afirmativas I, II e III são corretas. | |
0005 | Philippe Ariès, historiador francês, afirmava que, aproximadamente até o século XII, a arte medieval desconhecia a infância. Isso significa que | A | A | não havia consciência da particularidade infantil. | |
0006 | Leia abaixo: | B | C | a creche seria um "mal necessário", um substitutivo inadequado para o cuidado materno. | |
0007 | Escolha a afirmativa que não corresponde à ideia expressa pela teoria da privação cultural e da educação compensatória. | B | B | O Estado deveria oferecer diferentes propostas culturais para todas as crianças de 0 a 6 anos de idade, independentemente da sua origem social. | |
0008 | A década de 1970, no Brasil, foi marcada pela existência de movimentos sociais: em São Paulo, foi oficializado o Movimento de Luta por Creches. | B | B | Reivindicava a participação do Estado na criação de uma rede de creches públicas. | |
0009 | Diversos estudos e pesquisas têm mostrado que o ambiente educacional das creches e pré-escolas deve | B | B | prever a organização dos ambientes de forma a permitir que as crianças escolham as atividades que desejam. | |
00010 | A decoração da sala de aula é um aspecto importante na proposta educacional de uma creche/pré-escola. Portanto, pode-se afirmar que | B | B | é preciso educar a sensibilidade estética das crianças. | |
00011 | Os conteúdos curriculares de uma proposta pedagógica precisam | C | C | trazer para a sala de aula as múltiplas manifestações culturais. | |
00012 | A participação da família no trabalho desenvolvido nas creches e pré-escolas é fundamental, porém é comum percebermos alguns conflitos. | D | D | as afirmativas I, II e III. | |
00013 | A frase "Avaliação é saber ler e interpretar os comportamentos das crianças" | D | A | é representativa em todo o processo educativo. | |
00014 | São eixos de trabalho do âmbito Conhecimento do Mundo, definidos pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: | B | B | Movimento, Artes Visuais e Música, Natureza e Sociedade, Linguagem Oral e Escrita, Matemática. | |
00015 | É função educativa da chamada pré-escola | D | D | a transformação cultural dos objetos do conhecimento. |
Dica de Lazer
Os ingressos já estão a venda!
1º Lote com desconto até dia 8 de junho com exclusividade nas Lojas Presson
O Espetáculo
Dos mesmos produtores do sucesso "O Fantasma da Máscara", o musical infantil "O Chapeleiro Maluco" leva aos palcos o universo mágico dos personagens criados por LewisCaroll em "Alice no País das Maravilhas".
Com texto de Walter Jr. e canções assinadas por Charles Dalla, o espetáculo conta com a direção de Jarbas Homem de Mello e Rogerio Matias. Além de ser o diretor, Jarbas também é o coreógrafo da peça. As divertidas animações, que trazem ainda mais magia ao palco, são de Osiris Junior.
O tema sócio-educacional escolhido para ser abordado como pano de fundo desta divertida história é o bullying, que é mostrado no espetáculo com seriedade, porém, de forma leve, objetivando criar condições para prover informação, possibilitar reflexões e posicionamento social, derrubar barreiras e promover debates entre pais, educadores e crianças. Este que
é um dos assuntos mais importantes e discutidos da atualidade, é dividido entre quem pratica, sofre e observa a prática do bullying. Através da leveza abordada no espetáculo, torna-se um bom "gancho" para que os educadores e pais, trazer essa discussão para dentro de suas casas e salas de aula e assim possam orientar melhor seus filhos e alunos.
Outra considerável mensagem contida no espetáculo, diz respeito à importância de cada um fazer seu papel, dar o melhor de si independente do resultado desejado, conviver em harmonia e lidar com as diferenças. Este e outros temas, misturados com musica e diversão, fazem de “O Chapeleiro Maluco” um musical divertido e enriquecedor para toda família.
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