terça-feira, abril 30, 2013
terça-feira, abril 23, 2013
Agradecimentos
Olá queridos colegas de estudo!
Quero deixar aqui o meu muito obrigado por cada um que colabora enviando material e comentando aqui no blog.
É muito recompensador ver o carinho manifestado por e-mail e nos comentários, peço desculpas por não conseguir responder a todos, tenham calma que eu estou tentando aos pouquinhos responder.
Abraços e boa noite a todos!.
Colaboração para formatar Estágio
Esta é a estrutura da ABNT para trabalhos acadêmicos normalmente
solicitada pelas instituições de ensino
Estes são os espaçamentos e margens padrões ABNT
FORMATO - Este é outro aspecto
fundamental, e que deve ser seguido ao longo de todo o trabalho
Formato
Оs textos devem ser digitados оu dаtilоgrаfаdоs em cor pretа, pоdendо
utilizar оutrаs cоres sоmente pаrа аs ilustrações. Se impressо, utilizar papel
branco оu reciclаdо, nо formato A4 (21 cm x 29,7 cm). Оs elementos pré-textuаis
devem iniciаr nо аnversо dа folha, cоm exceçãо dоs dados internаciоnаis de
cаtаlоgаçãо-nа-publicаçãо (Ficha catalográfica) que devem vir nо versо dа folha
de rosto. Recоmendа-se que оs elementos textuais e pós-textuais sejаm digitados
оu dаtilоgrаfаdоs nо аnversо e versо dаs folhas.
О projeto gráficо é de responsabilidade dо autor dо trabalho.
Recоmendа-se, quаndо digitado, а fonte tаmаnhо 12 pаrа tоdо о trabalho,
inclusive capa, excetuаndо se citações cоm mаis de três linhas, notas de
rodapé, pаginаçãо, dаdоs internаciоnаis de cаtаlоgаçãо-nа-publicаçãо (Ficha
catalográfica), legendаs e fontes dаs ilustrações e dаs tabelas, que devem ser
em tamanho menоr e unifоrme. Nо cаsо de citações de mаis de três linhаs,
deve-se observar tаmbém um recuo de 4 cm dа margem esquerdа.
Margem
Аs margens devem ser: pаrа о аnversо, esquerda e superior de 3 cm e
direita e inferior de 2 cm; pаrа о verso, direita e superior de 3 cm e esquerda
e inferior de 2 cm.
Espacejamento
Tоdо о texto deve ser digitado оu dаtilоgrаfаdо cоm espaço 1,5, excetuаndо-se
аs citações de mаis de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas dаs
ilustrações e dаs tabelas, fichа cаtаlоgráficа, nаturezа dо trabalho, objetivo,
nоme dа instituição а que é submetidа e área de cоncentrаçãо, que devem ser
digitados em espaço simples. Аs referências, ао finаl dо trabalho, devem ser
sepаrаdаs entre si pоr um espaço simples em brаncо. Оs títulos dаs seções devem
cоmeçаr nа pаrte superiоr da folha e ser sepаrаdоs do texto que оs sucede pоr
dois espaços 1,5, entrelinhas. Dа mesmа fоrmа, оs títulos dаs subseções devem
ser separados dо texto que оs precede e que оs sucede pоr dois espaços 1,5.
Nа folha de rosto e nа folha de aprovação, а nаturezа dо trabalho, о
objetivo, о nome dа instituição а que é submetido e а área de cоncentrаçãо
devem ser аlinhаdоs dо meiо dа folha pаrа а margem direita.
Estas são as regras da ABNT 2012 mais utilizadas na formatação da ABNT.
O ideal é sempre consultar o site da instituição e confrontar com as regras da
ABNT 2012 padrão. A útima palavra é sempre do ORIENTADOR.
*********************************************************************************
No computador
Para configurar todas
as páginas:
1) vá em
Editar/Selecionar tudo
2) entre em
Arquivo/Configurar página/Margens, alterando como segue:
superior: 3 inferior: 2 esquerda: 3 direita: 2 medianiz: 0
cabeçalho:
1,25 rodapé: 1,25 aplicar: no documento inteiro
margens espelho
3) em Tamanho do papel
alterar para: A4 retrato
aplicar: no documento inteiro
4) em Layout alterar
para: início de seção: contínua
alinhamento
vertical: superior aplicar: no
documento inteiro
*Quanto ao alinhamento
da margem no lado direito da folha, não é de caráter obrigatório, conforme
aparece no último parágrafo do modelo (em cinza).
* Para acertar o
alinhamento não se pode utilizar nenhum tipo de tapa-margem (alinhamento
forçado do tipo barra,travessão, etc).
* Pode-se usar o alinhamento
feito pelo próprio computador (expansão automática da linha), desde que o
resultado obtido seja visualmente
aceitável.
Para configurar o Título
1) coloque o cursor na
frente da primeira palavra do título
2) entre em Formatar/Estilo
3) no campo escrito
Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário
4) selecione: Novo
5) no campo escrito
Nome, escreva: TÍTULO ABNT
6) no campo escrito
Baseado em, selecione: Normal
7) no campo escrito Tipo
de Estilo, selecione: Parágrafo
8) no campo escrito
Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: Normal
9) selecione:
Formatar/Fonte: Arial negrito 14
Caixa Alta OK
Em Parágrafo, Recuos e
Espaçamentos: alinhamento: centralizado
recuo esquerdo: 0 recuo
direito: 0 especial: nenhum espaçamento antes: 168 espaçamento depois: 60 entre linhas: exatamente em 20 pt quebra de linha e de página: quebrar página antes
não hifenizar
controle de linhas
órfãs/viúvas
10) OK
Adicionar ao
modelo Atualizar automaticamente
11) OK
12) Aplicar
* O título na página
que não recebe numeração (Sumário, Resumo, Introdução, Capítulo, Conclusão,
Referências) deve estar a 8 cm da borda superior da página, com alinhamento
centralizado.
Esses títulos
devem estar separados do ponto onde começa o texto por três espaços duplos.
* Se a página for
configurada com 3 centímetros na parte superior, então o ítem espaçamento antes
deve estar marcado com o valor 144.
* O título que for
numerado, também deve estar a 8 cm da borda superior, embora deva ficar
alinhado à esquerda. A separação do numeral quanto ao título deve ser de apenas
um espaço (conforme aparece demonstrado no exemplo acima - em cinza). Esses
títulos devem estar separados do ponto onde começa o texto por uma linha em
branco.
* O tamanho da fonte
utilizada no título deve ser o mesmo tamanho da fonte utilizada no corpo do
texto.
Para configurar o Subtítulo:
1) coloque o cursor na
frente da primeira palavra do título
2) entre em Formatar/Estilo
3) no campo escrito
Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário
4) selecione: Novo
5) no campo escrito
Nome, escreva: SUBTÍTULO ABNT
6) no campo escrito
Baseado em, selecione: Normal
7) no campo escrito Tipo
de Estilo, selecione: Parágrafo
8) no campo escrito
Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: TEXTO ABNT
9) selecione:
Formatar/Fonte: Arial negrito 12
OK
Em Parágrafo, Recuos e
Espaçamentos: alinhamento: esquerdo
recuo esquerdo: 0 recuo
direito: 0 especial: nenhum espaçamento antes: 12 espaçamento depois: 12 entre linhas: exatamente em 12 pt quebra de linha e de página: controle de
linhas órfãs/viúvas
10) OK
Adicionar ao
modelo Atualizar automaticamente
11) OK
12) Aplicar
Para configurar o parágrafo:
1) coloque o cursor na
frente da primeira palavra do parágrafo
2) entre em
Formatar/Estilo
3) no campo escrito
Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário
4) selecione: Novo
5) no campo escrito
Nome, escreva: TEXTO ABNT
6) no campo escrito
Baseado em, selecione: Normal
7) no campo escrito Tipo
de Estilo, selecione: Parágrafo
8) no campo escrito
Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: TEXTO ABNT
9) selecione:
Formatar/Fonte: Arial 12 OK
Em Parágrafo, Recuos e
Espaçamentos: alinhamento: justificado
recuo esquerdo: 0 recuo direito:
0 especial: 1ª linha, por 0,7 espaçamento antes: 6 espaçamento depois: 6 entre linhas: 2,0
10) OK
Adicionar ao
modelo Atualizar automaticamente
11) OK
12) Aplicar
* O espaço padrão
entre as linhas do texto deve ser duplo, enquanto que a separação dos
parágrafos deve ser correspondente a uma linha em branco.
Para configurar a citação:
1) coloque o cursor na
frente da primeira palavra do parágrafo
2) entre em
Formatar/Estilo
3) no campo escrito
Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário
4) selecione: Novo
5) no campo escrito
Nome, escreva: CITAÇÃO ABNT
6) no campo escrito
Baseado em, selecione: Normal
7) no campo escrito Tipo
de Estilo, selecione: Parágrafo
8) no campo escrito
Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: Normal
9) selecione:
Formatar/Fonte: Arial 10 OK
Em Parágrafo, Recuos e
Espaçamentos: alinhamento: justificado
recuo esquerdo: 4 cm recuo
direito: 0 especial: nenhum espaçamento antes: 12 espaçamento depois: 12 entre linhas: simples
10) OK
Adicionar ao modelo Atualizar automaticamente
11) OK
12) Aplicar
* A indicação acima é
para ser utilizada na formatação da citação direta longa - aquela com tamanho
maior do que três linhas.
Para configurar referências bibliográficas:
1) coloque o cursor na
frente da primeira palavra da primeira bibliografia
2) entre em
Formatar/Estilo
3) no campo escrito
Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário
4) selecione: Novo
5) no campo escrito
Nome, escreva: REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ABNT
6) no campo escrito
Baseado em, selecione: Normal
7) no campo escrito Tipo
de Estilo, selecione: Parágrafo
8) no campo escrito
Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ABNT
9) selecione:
Formatar/Fonte: Arial 12 OK
Em Parágrafo, Recuos e
Espaçamentos: alinhamento: esquerdo
recuo esquerdo: 0 recuo
direito: 0 especial: nenhum espaçamento antes: 12 espaçamento depois: 12 entre linhas: simples
10) OK
Adicionar ao
modelo Atualizar automaticamente
11) OK
12) Aplicar
Para adicionar a linha pontilhada ao sumário:
1) colocar o cursor no
final da última letra da última palavra da linha
2) entrar em
Formatar/Tabulação
3) no campo escrito
Marca de Tabulação, escreva: 14,5
4) no campo escrito
Tabulação Padrão, selecione: 1,25
5) no campo escrito
Alinhamento, selecione: Direito
6) no campo escrito
Preenchimento, selecione: 2 (se quiser os pontos mais grossos, selecione: 3)
7) Ok
8) deixar o cursor após
a última letra da última palavra em cada linha do sumário e apertar a tecla TAB
9) numerar de acordo com
os números das páginas respectivas
MONOGRAFIA é o
documento composto de uma parte ou de um número de partes preestabelecido que
se complementam (NBR 6023:2000).
PROJETO DE PESQUISA é o
tipo de documento que apresenta um plano prévio ao desenvolvimento do trabalho
até seu final. Não possui capítulos, sendo composto de folha de rosto, sumário
e do projeto propriamente dito, com numeração seqüencial única.
TESE é o documento
resultante de um trabalho de cunho experimental ou a exposição de um estudo
científico de tema único e bem delimitado, devendo ser confeccionado a partir
de investigação original, sob a coordenação de um Orientador (um Doutor),
buscando a titulação de Doutor ou similar (NBR 14724:2001).
DISSERTAÇÃO é o
documento que contém o resultado de um trabalho experimental ou de uma
exposição de estudo científico de tema único e bem delimitado na sua extensão,
visando a reunião, a análise e a pertinente interpretação de informações. Deve
evidenciar o conhecimento do aluno a respeito da literatura existente sobre o
tema e sua capacidade de sistematização. É feita sob a coordenação de um
orientador (um Doutor), buscando a titulação de Mestre (NBR 14724:2001).
TRABALHO ACADÊMICO
(Trabalho de Conclusão de Curso, Trabalho de Graduação Interdisciplinar, etc) é
o documento representativo do resultado de um estudo, que expresse conhecimento
sobre o assunto escolhido, que tem obrigatoriamente que desprender-se da
disciplina ou curso em andamento, sob a coordenação de um orientador.
RELATÓRIO DE ESTÁGIO é o
documento que apresenta o relato completo e objetivo do período de estágio
cumprido pelo aluno em atendimento a exigência da Instituição de Ensino,
contendo as experiências, os programas desenvolvidos e os objetivos propostos e
alcançados, as observações técnicas e outras informações exigidas.
Avaliação Institucional
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Parte superior do formulário
1. A AVALIAÇÃO DEVE SER RESULTADO DE UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, VOLTADO PARA A PROMOÇÃO DA:
· pesquisa acadêmica.
· extensão universitária.
· qualidade social.
· diversidade cultural.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. DENTRE OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ESTÃO:
· promover a aplicação de métodos e técnicas que fortaleçam apenas os resultados.
· utilizar instrumentos de medição para descortinamento das relações sociais.
· promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das pessoas e das instituições.
· favorecer o levantamento de dados quantificáveis e estáticos.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. EM QUANTAS DIMENSÕES O ROTEIRO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: ORIENTAÇÕES GERAIS DIVIDIU OS TÓPICOS A SEREM ABORDADOS PELOS PROCESSOS AVALIATIVOS?
· Em 12 Dimensões.
· Em 05 Dimensões.
· Em 16 Dimensões.
· Em 10 Dimensões.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. ATUALMENTE, A PROPOSTA AVALIATIVA QUE SUBSTITUI O ENC (EXAME NACIONAL DE CURSOS) É:
· PARU - Programa de Avaliação da Reforma Universitária.
· ANDES - Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior.
· PAIUB - Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras.
· ENADE - Exame Nacional de Desempenho do Estudante.
Parte inferior do formulário
sábado, abril 20, 2013
UNICID NA MÍDIA
retirado do site
17/04/2013 06h32 - Atualizado em 17/04/2013 08h12
Estudantes ajudam contribuintes de SP
a fazer declaração de IR
Plantão Fiscal 2013 funcionará até 26 de abril.
Para ser atendido é preciso doar leite em pó ou fraldas geriátricas.
Do G1 São Paulo
Comente agora
Estudantes de ciências contábeis, orientados por professores da Universidade Cidade de São Paulo(Unicid), ajudam contribuintes a fazer a declaração de Imposto Renda. O Plantão Fiscal 2013 funcionará de segunda a sábado, até 26 de abril. O serviço é gratuito.
É possível agendar o atendimento. Para receber orientação, o declarante precisará doar leite em pó ou fraldas geriátricas.
Para saber quais documentos são necessários para fazer a declaração, visite o site do Plantão Fiscal 2013.
Plantão Fiscal 2013
Universidade Cidade de São Paulo
Rua Cesário Galeno, 475, Tatuapé (Estação Carrão do Metrô)
Quando: de 1 a 26 de abril
Horário: segunda a sexta, das 18h às 19h; sábados, das 9h às 12h.
Informações e agendamentos: (11) 2178-1491 e 2178-1492
Para saber quais documentos são necessários para fazer a declaração, visite o site do Plantão Fiscal 2013.
Plantão Fiscal 2013
Universidade Cidade de São Paulo
Rua Cesário Galeno, 475, Tatuapé (Estação Carrão do Metrô)
Quando: de 1 a 26 de abril
Horário: segunda a sexta, das 18h às 19h; sábados, das 9h às 12h.
Informações e agendamentos: (11) 2178-1491 e 2178-1492
Questões para Estudo - Fundamentos Teóricos do Ensino de Geografia.
1) Refletindo sobre
os temas transversais, aponte: de que forma a geografia pode se relacionar
com o tema transversal “Meio Ambiente”?
R: No ensino da Geografia pode-se relacionar o tema
transversal meio ambiente estudando a evolução do planeta, a formação da
biosfera planetária, levando o aluno compreender quais as condições básicas
necessárias para a existência de vida no planeta, estudo da espécie humana,
entre outros.
2)Apresente uma
atividade a ser desenvolvida em sala de aula, para aprendizagem de noções
de escala.
R: Podemos propor que os alunos utilizem o pé como medida, e
assim façam a medição da sala de aula e depois apresentamos as escalas e
convertemos para a medição desejada.
Outra atividade é pedir pra que os alunos desenhem o caminho
de casa até a escola (quantas quadras, árvores, praças, mercados,
igrejas), depois comparar os desenhos para que tenham assim ideia de distância.
3) Proponha uma
atividade para o estudo do Espaço Geográfico Mundial.
R: Podemos propor para os alunos que se dividam em grupos
para estudar os continentes. Cada um será responsável por um continente,
que deverá ser pesquisado (quantidade de países, extensão, clima,
vegetação, população), enfim, o aluno deverá estudar bastante sobre o continente
escolhido, e ao final dessa pesquisa, deverá apresentar para o restante da sala o
que conseguiu pesquisar e aprender.
4) Quais os três
fundamentos sobre como ensinar geografia defendido por Yves André e Antoine
Bailly? Pg. 53
R: Para Yves André e Antoine Baily, o conhecimento geográfico
circula num contexto de representações sociais, sendo que a pedagogia
deve evitar proteger os conteúdos do saber formal, e que o imaginário
deve ser utilizado em sua ligação com o conhecimento científico.
5) Refletindo sobre
os temas transversais, aponte: de que forma a Geografia pode se relacionar
com o tema transversal Ética e Pluralidade Cultural? Pg.71
R: O tema ética, que fala sobre o respeito mútuo, a
solidariedade, a justiça e o dialogo pode ser usado na Geografia como maneira de se
valorizar o ambiente natural e a cultura, levando os alunos a
desenvolverem respeito mútuo, promover justiça, conhecer as diferenças culturais,
entre outros. Quanto a pluralidade cultural, podemos usar o ensino da Geografia
para mostrar a diversidade dos grupos humanos, como seus valores,
histórias, música, dança, entre outros.
6) Qual é o papel do
trabalho na Produção do Espaço? pg.50
R: É por meio do trabalho que o ser humano expressa sua
relação com o espaço, com a natureza, se apropriando dela e
transformando-a. O trabalho surgiu para atender as necessidades mais básicas do ser
humano como, primordialmente, se alimentar.
7) Qual a finalidade
de uma atividade como “O caminho dos alimentos” para o ensino de Geografia”
? pg. 94
R: Esse tipo de atividade permite ao educador ensinar os
tipos de trabalho, as relações com o tempo, as diferentes modos de vida das
populações, a diferença entre o campo e a cidade, entre outros.
8) Apresente uma
atividade a ser desenvolvida em sala de aula, que permita às crianças compreender
as diferenças entre campo e cidade.
R: Podemos pedir para que as crianças façam uma lista ou
recortem gravuras de produtos produzidos no campo, e outra lista com produtos
produzidos na cidade. Depois discutiremos sobre cada uma delas.
9) Refletindo sobre
os temas transversais, aponte de que forma a geografia pode se relacionar
com o tema transversal “Trabalho e Consumo”? pg.73
R: A geografia pode ser relacionada ao tema “trabalho e
consumo”, ensinando os alunos a construção da cidadania,
ensinando-lhes os seus direitos constitucionais como ser humano e como consumidor,
relacionar o consumismo e a miséria com a exploração do trabalho humano,
entre outros.
10) Proponha uma
atividade para o estudo do Espaço Geográfico Mundial.
R: Podemos construir uma ampliação do Mapa Mundi com a
cartografação dos grandes biomas terrestres. Após formarmos equipes, cada
uma deverá pesquisar sobre o ecossistema, localização, clima,
vegetação, fauna, recolher imagens, enfim, quanto mais informações melhor. A partir das
observações das crianças, elas perceberão suas características e poderão
então compará-las com as paisagens naturais de sua região, levando-as a
pesquisar mais a fundo, sobre os principais ecossistemas da região em que
vive.
11) Refletindo sobre
os PCNs, cite e explique três eixos temáticos com os quais a Geografia
pode se articular. Pg. 60
R: Movimento – passeios e visitas de campo na escola e ao
seu redor, possibilitando ao aluno ampliar por exemplo sua percepção de
espaço- corporal. Matemática – construção de mapas com escalas.
Linguagem oral – leitura e escrita de textos.
12) Quais os
procedimentos para construir um Mapa da sala de aula com alunos do ensino
fundamental? Qual a finalidade desta atividade?pg. 83
R: Usando-se a escala de redução de acordo com as proporções
dos objetos da sala, desenhar os objetos e recortar, transpondo-os para
o mapa. Colocar a legenda (pode-se usar símbolos que representem os
elementos do mapa), título, escala de redução e indicação do norte terrestre.
Essa atividade tem como finalidade desenvolver a orientação e organização
espacial, a noção de escala e a representação simbólica.
13) Apresente uma
atividade que possibilite às crianças reconhecer os principais processos
de produtivos (agricultura, indústria, etc.) de nossa sociedade. Pg. 113
R: Podemos pedir para as crianças trazerem embalagens de
produtos consumidos em casa e observar sua origem, processo de
produção até chegar ao supermercado e posteriormente a sua mesa. Após a pesquisa
e debate com a turma, podemos montar um “mini-mercado” e convidar uma
nutricionista para falar sobre o valor nutricional dos alimentos em questão.
14) Quais os
conhecimentos prévios de que o educador necessita para o trabalho com o tema
campo cidade.
R: É importante que o educador tenha o conhecimento dos
processos históricos, econômicos, ecológicos e socioambientais que
distinguem e unem o campo e a cidade.
15) Qual é o objetivo
da geografia de acordo com o autor do livro texto?
R: Para que o indivíduo tenha uma atitude crítica, de
reflexão e que seja capaz de provocar ações, ele tem que ter consciência da realidade,
e ao ensinarmos a Geografia pra as crianças, devemos torna-las capazes de
construir um espaço geográfico mais humano, crítico e solidário.
16) Refletindo sobre
os temas transversais, aponte: de que forma a geografia pode se relacionar
com o tema transversal “Educação Sexual “ ? pg. 72
R: Podemos abordar esse tema ao estudarmos assuntos
referentes à cidadania, por exemplo, ao falar sobre a exploração das
mulheres na sociedade machista, a distribuição populacional, doenças
sexualmente transmitidas, ao abordar sobre a violência sexual, entre
outros.
17) De que forma a
geografia pode se articular com a música ?pg. 60
R: Através de uma música, podemos relatar histórias,
crenças, culturas; pelos sons da natureza podemos identificar lugares, etc.
18) Em que a relação
de atividades como a promoção de um “Baile de Carnaval”, “festas
populares” e contação de “causos e lendas” em sala de aula, contribui para a
formação de nossos educandos do ensino fundamental?
R: Essas atividades são preciosas, pois é uma maneira
gostosa e se estudar a cultura do povo brasileiro e desse modo espera-se que as
crianças ampliem a sua noção de diversidade cultural e compreendam de que
maneira as sociedades organizam-se em suas diferentes formas de
manifestação.
19) Qual a principal
idéia do Possibilismo defendido por Vidal de La Blache ?
R: O Possibilismo de La Blache deixa evidente a ruptura com a visão naturalista quando afirma que a Geografia é uma ciência dos
lugares, não dos homens, sendo que o que importava era a análise do
resultado da ação humana na paisagem, e não a paisagem propriamente dita.
20) O que significa
“espaço vivido”?
R: Espaço vivido é a porção necessária e apropriada para a
existência individual, ou seja, é o lugar onde o indivíduo vive.
21) De acordo com o
autor do livro texto, um importante pensador da Geografia, Milton
Santos, sugere o uso das categorias “Forma, Função, Estrutura e
Processo”, para a análise do espaço. Defina cada uma dessas categorias (Forma,
Função, Estrutura e Processo). Pg. 28
R: Forma é o aspecto visível, exterior e perceptível ao se
observar um objeto ou um conjunto de objetos. Função é uma tarefa, atividade ou papel desempenhados por um
objeto ou conjuntos de objetos em forma. Estrutura é a matriz social na qual as formas e funções são
criadas e justificadas. Processo é a ação que se realiza continuamente visando
resultados, que frequentemente são reformulados pelas contradições
internas de cada sociedade ao longo do tempo.
22) Durante a
evolução da Geografia surgiram várias correntes de pensamento que se apresentavam
como alternativas para a explicação do espaço geográfico. Cite e
apresente as principais características de uma dessas correntes do
pensamento geográfico.
R: La Blache
valorizava o elemento humano. Para ele o mais importante era a análise do resultado da ação humana na paisagem e não a ação
propriamente dita.
23) Refletindo sobre a história da Geografia,
discorra sobre a formação dos seguintes autores clássicos desta ciência:
Humbolt e Ritter.
24) O que são e qual a finalidade das Representações do espaço?
25) Estudar a cultura do povo brasileiro é
importante para a ampliação da consciência da criança sobre nossa diversidade
cultural. Apresente duas atividades, a serem desenvolvidas em sala de aula,
para abordar este tema.
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